segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Reunidos em torno da Bíblia.


Em pleno feriado do dia da independência, fiéis integrantes dos círculos Bíblicos da Leopoldina, a exemplo de toda Arquidiocese, se reuniram na 29ª assembléia dos círculos Bíblicos do vicariato. Mais de 300 pessoas compareceram ao encontro onde juntos rezaram, partilharam e estudaram o Evangelho de João, que foi escolhido por ser o livro proposto para ser estudado em setembro, mês dedicado à Bíblia. Cada uma das seis foranias ficou responsável por apresentar um trecho deste Evangelho através de encenações teatrais ou musicais, e o resultado agradou a todos.
A assembléia que aconteceu no Instituto Nossa Senhora das Dores em Brás de Pina, contou com a presença do bispo animador do vicariato, D. Roque Costa Souza, o assessor dos círculos no vicariato, Monsenhor Luiz Antônio, e também do Vigário Episcopal da Leopoldina, Pe. Alex da Silva Siqueira. Para o Monsenhor, o encontro anual é importante pois fortalece os grupos que existem nas diversas comunidades, "Os grupos tem a oportunidade de se aprofundarem naquilo que diz respeito a beleza da sagrada escritura. Quando reunimos um grupo de círculo Bíblico em uma rua, dá a impressão que só tem aquele grupo, mas quando estamos aqui, vemos a grande quantidade de círculos que existe em todo o vicariato," disse o Monsenhor. Para o vigário episcopal do vicariato, o encontro é muito válido pois motiva e anima cada vez mais a caminhada missionária dos círculos Bíblicos, " O círculo Bíblico é semente da comunidade, é importante estarmos juntos nestes momentos para um animar o outro e estreitar os laços, e assim meditando a palavra de Deus, que é fonte de vida para nós, possamos cada vez mais sermos um sinal de Deus no meio do povo e no meio das comunidades. Se em cada rua tivesse um círculo Bíblico, teríamos com certeza a Igreja mais próxima do povo, isso é círculo Bíblico", completou o Padre.
A coordenadora dos círculos no vicariato, Dona Santa Clara, da paróquia de Santo Antônio do Quitungo, afirma que o encontro é o momento muito oportuno para fortificar os círculos da Leopoldina, " O círculo Bíblico é o pé na estrada, é o começo de tudo, é o forte de nossa arquidiocese", afirmou a coordenadora. A jovem Karina Pereira da paróquia Santa Rosa de Lima em Jardim América, comentou empolgada que o evento serve para fortalecer o grupo e conhecer o que os outros grupos estão fazendo de bom, "Podemos ver aqui o que os demais grupos estão fazendo para melhorarmos a nossa caminhada e também temos a oportunidade de confraternizar, além de aprender cada vez mais sobre a palavra de Deus". A jovem ainda comentou que criou um grupo de círculo Bíblico em sua comunidade com crianças e adolescentes, "A intenção de criar um grupo com as crianças e adolescentes da perseverança, partiu porque ainda não existe um grupo destinado a esta faixa etária, então surgiu esta ideia para mantê-los na igreja", concluiu a jovem que afirma que o roteiro dos encontros é muito dinâmico, o que chama a atenção dos jovens.

Clique aqui e acesse todo o álbum fotográfico do evento

Entrevistas, texto e fotos: Gustavo Kelly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário