domingo, 8 de março de 2015

Um dia de oração e reflexão para os comunicadores da Leopoldina


No último sábado, dia 07 de março, aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma em Bonsucesso, o retiro para os agentes da Pascom do vicariato da Leopoldina. A iniciativa foi do Assessor Eclesial da Pastoral no vicariato, Pe. Thiago Azevedo, que em seu planejamento de 2015, onde estavam presentes todos os membros da comissão de comunicação do vicariato, sugeriu que o primeiro evento fosse um retiro espiritual para que todos começassem o ano fortalecidos em Deus.

O retiro que tinha como tema, “Somos homens e mulheres de fé anunciadores da Boa nova para salvação das almas”, retirado da passagem Hb 10,39, contou com a presença do Assessor de mídias sociais da Arquidiocese do Rio, Pe. Jefferson Meriguetti, que fez a primeira pregação do dia com o tema: A espiritualidade do agente da Pascom. O padre em sua pregação valorizou a convivência de todos com a família, que segundo ele é a base da nossa formação. Para ele, a boa convivência com os familiares é fundamental para uma vida equilibrada e com boa relação com Deus. Padre Jefferson também se preocupou em sua pregação com as barreiras que os agentes da Pascom podem encontrar na relação com outras pastorais, orientando sempre a perdoar, “O agente da Pascom deve ser especialista na arte de perdoar, assim conseguirão comunicar a palavra de Deus com mais eficiência", afirmou.


Os agentes, após a pregação, tiveram um momento de meditação em grupo, quando separados por foranias conversaram sobre a espiritualidade de seus grupos, e em seguida fizeram a exposição em plenária.



A segunda metade do retiro foi marcada com uma linda adoração conduzida pelo padre Thiago Azevedo. Neste momento todos os agentes aproveitaram para juntos, além de adorarem a Deus presente na Eucaristia, rezarem pela unidade da Pastoral da comunicação que inicia seu trabalho oficialmente.







  Padre Thiago ainda fez a última pregação do dia com o tema do retiro. Em sua pregação, o padre ressaltou a importância de sermos homens e mulheres de fé, e com isso, temos a missão enquanto comunicadores de Cristo de trabalharmos para que consigamos salvar almas.




No fim do retiro, tivemos a agradável presença do vigário episcopal do vicariato da Leopoldina, Pe. Alex da Silva Siqueira, que lembrou a importância de estarmos sempre a disposição do Senhor, “é sempre importante nos colocarmos diante Dele e dizer: eis-me aqui.”  O vigário ainda acrescentou a importância de colocarmos os nossos dons a serviço do Deus, “Quando colocamos em prática o dom que recebemos, Deus vai nos capacitando cada vez mais até chegarmos a excelência”, completou.
Ao final, o vigário pediu a dedicação de todos na divulgação e incentivo para a participação do evento 24 horas para o Senhor no vicariato, evento este que acontecerá do dia 13 a 14 de março em toda a arquidiocese.

O retiro foi muito proveitoso para todos os presentes, que notoriamente saíram de lá com muita força para o serviço em prol da comunicação do Senhor.




Texto: Gustavo Kelly.
Fotos: Lucas Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário