sexta-feira, 11 de maio de 2012

Silêncio para uma comunicação mais ética

10/05/2012
Nice Affonso


No dia 19 de maio os profissionais de comunicação que atuam no Rio de Janeiro têm encontro marcado. Das 9h às 13h estarão aprofundando conhecimentos sobre “Silêncio e Palavra”, com o objetivo de avaliar a importância de ambos para um bom discernimento e para o aprofundamento da comunicação. Promovido pelo Vicariato para a Comunicação Social desta Arquidiocese, o Encontro de Comunicadores pretende proporcionar à imprensa carioca — especialmente convidada — uma oportunidade para confraternização, diálogo e reflexão sobre a mensagem escrita pelo Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações.

Para o Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, será uma alegria viver este momento junto à imprensa carioca e aos agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom).

— Na realidade, me sinto muito próximo dos profissionais e responsáveis pela imprensa aqui no Rio de Janeiro, e acredito que podemos trabalhar muito pelo bem e pela fraternidade, com um diálogo inteligente e construtivo. Embora nossa atividade seja até bem tímida, por ser o primeiro evento aqui, acredito que seja uma maneira de comemorar o Dia Mundial das Comunicações e dizer sobre a importância dessa missão, destacou.

Para o Arcebispo, o grande desafio proposto pelo Papa Bento XVI na mensagem deste ano é bem pertinente porque recorda aos profissionais de comunicação que o silêncio favorece a reflexão para que os temas abordados nas notícias apresentem as palavras mais indicadas para uma comunicação ética e verdadeira.


— Num tempo de tanto barulho e rumor, as pessoas sentem necessidade desses momentos de silêncio, seja na vida pessoal ou na vida social. Um profissional de comunicação, em meio a tanta produção de conteúdos e a pressões para produzir mais, necessita muito mais dessas ocasiões de silêncio, ponderou.

O evento, que acontecerá na Glória, terá início com a Celebração Eucarística, presidida por Dom Orani, às 9h – com transmissão ao vivo pela WebTV Redentor e pela Rede Vida de Televisão —. Em seguida, a mesa de debates será composta pela jornalista Denise Sobrinho (chefe de redação de telejornais locais da Rede Globo) —, pelo publicitário Carlos Pedrosa e pelo crítico de cinema Miguel Pereira (coordenador de pós-graduação do Departamento de Comunicação da PUC-Rio), que abordarão o tema sob o prisma de cada respectiva área profissional.

O evento contará ainda com uma exposição fotográfica sobre fé, silêncio e palavra, que possibilite aos participantes uma experiência perceptiva individualizada. Os fotógrafos que vão expor seus trabalhos, Gustavo de Oliveira e Guilherme Silva, estão animados com a oportunidade.

Gustavo, que atua na Arquidiocese do Rio há 18 anos, acredita que a exposição vai favorecer a possibilidade de os participantes perceberem registros das várias manifestações de fé do povo.

— A exposição é uma forma de mostrar a minha visão da fé e da Igreja, e retratar isso de uma forma legal até mesmo para as pessoas que não creem. O meu trabalho, acho que lembra também ao profissional que comunica através da fotografia que ele precisa tomar um cuidado muito grande para não expor de uma forma negativa a manifestação de fé de alguém...

Guilherme Silva aposta na percepção de cada um para a apreensão das mensagens que os fotógrafos querem transmitir.

— A gente vive num mundo de imagens e, de um jeito ou de outro, a gente é muito visual.... Como na fotografia você tenta transmitir a mensagem naquele momento, com o que você tem, é legal acreditar na percepção também positiva que o outro vai dar para o seu enfoque. Espero que aquilo que eu estiver tentando passar possa colaborar para que as pessoas reflitam, já que uma imagem pode ter várias interpretações, desejou.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é celebrado anualmente pela Igreja na Solenidade da Ascensão do Senhor, que este ano será no dia 20 de maio.

— Esperamos que esse diálogo que vamos estabelecer, construído com respeito e com preocupações de unidade para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, traga benefícios para a nossa sociedade, concluiu Dom Orani. * Foto: Arquivo




Rádio Catedral
18 anos de evangelização


  + Notícias
. Concílio Vaticano II e Dignitatis Humanae, na UERJ
. Alegria em servir a Deus
. Papa reconhece virtudes heróicas de padre brasileiro
. Restam poucas vagas para o 3º Encontro Nacional da PASCOM
. Coletiva de Imprensa "Catedral 20 anos é Show"

Nenhum comentário:

Postar um comentário