terça-feira, 17 de abril de 2012

Segundo Encontro de Blogueiros Católicos

Segundo Encontro de Blogueiros Católicos
15/04/2012
Renato Francisco - Jornal Testemunho de Fé



Diversidade, testemunho e fé na blogosfera em mais uma edição. Esse foi o tema do 2º Encontro de Blogueiros Católicos da Arquidiocese do Rio de Janeiro, o E+Blog 2, que foi realizado neste sábado, 14 de abril, no auditório do Edifício João Paulo II, na sede da Arquidiocese do Rio.

O evento foi idealizado com o objetivo de levar à partilha das realidades vivenciadas e promover uma formação constante aos católicos que atuam na blogosfera. Esta segunda edição, como a anterior, teve duas partes. Pela manhã, os blogueiros ouviram palestras abordando temas sobre o universo da blogosfera, alguns sinalizados pelos próprios blogueiros que participaram da 1ª edição. Na parte da tarde, todos tiveram um tempo para dedicarem-se à formação e à discussão em círculos sobre o que ouviram e refletiram.

O E+Blog 2 foi aberto oficialmente pelo coordenador arquidiocesano da Pastoral da Comunicação, Padre Márcio Queiroz, com a oração do E+blogueiro A primeira palestra, também realizada pelo Sacerdote, teve como título O Ano da Fé e refletiu  sobre a Carta Apostólica Porta Fidei (A Porta da Fé), assinada pelo Papa Bento XVI no ano passado.

Segundo explicou o Papa, a iniciativa de celebrar o Ano da Fé tem como objetivo dar um renovado impulso à missão de toda a Igreja de conduzir os homens fora do deserto em que muitas vezes se encontram, rumo ao lugar da vida, à amizade com Cristo que nos dá sua vida em plenitude. Padre Márcio destacou que, no documento, Bento XVI faz uma grande convocação para os católicos no Ano da Fé: cruzar o limiar quando a Palavra de Deus é anunciada.

- O Papa nos lembra que este atravessar vai implicar em assumir um caminho que dura a vida inteira. Nesse caminho se analisa e reflete sobre situações que estão acontecendo no entorno. Bento XVI nos chama a viver neste momento os fatos que vão acontecendo, estimulando-nos a refletir e a impor a nossa opinião. Se a gente silencia, passa-se à verdade do outro. Se a gente não ocupa espaço, alguém ocupa. A gente precisa ser mais presente. Nós precisamos possuir a agilidade de, ao ouvirmos, termos a reflexão já elaborada, mas não continuarmos a sermos ingênuos. Então, a missão é comunicar a experiência da Graça e a alegria de ter feito essa experiência, não tendo medo de assumir a sua fé. É a fé que vai nos mover, afirmou.

De acordo com o Padre Márcio, este também é o papel dos blogueiros, os “catequistas modernos”.

- Trazendo para dentro da blogosfera, é necessário que compreendamos esse conteúdo de fé que nós devemos colocar nos blogs como católicos. Neste Ano da Fé, somos convidados a viver e a proclamar. Para isso, temos que ter essa rede muito forte e também estarmos atentos para o que todos os dias está saindo nos meios de comunicação. Nós somos os catequistas modernos, chamados a esclarecer as coisas, a ser a voz da verdade. Para certas coisas devemos ter logo uma resposta. Temos que estar atentos às perseguições, e devemos começar a nos impor, falando que temos direito de expressar e viver a nossa fé, destacou.

Logo após, quatro participantes do primeiro Encontro de Blogueiros Católicos: Alexandra Gurgel, Luciano Santos, Michelle Neves e Rodrigo Stankevicz, deram testemunhos sobre o que representou aquele encontro para eles.

O integrante do Setor Cultural da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 Gustavo Ribeiro explicou um pouco sobre a JMJ, sua organização e o envolvimento dos blogueiros. Segundo Gustavo, a JMJ Rio2013 saiu na frente da Jornada Mundial da Juventude de Madri, realizada em 2011, porque o Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013 (COL) já está organizando a próxima Jornada desde o processo de candidatura.

- Antes da possibilidade do Rio poder sediar o evento, acompanhei a informação sobre a Jornada através das redes sociais. Sempre foi muito escassa a informação. Todos ficaram um mês observando o trabalho de Madri tendo os relatórios. Na visita dos membros do COL em Roma, avaliamos a Jornada de Madri, mostramos como foi a Jornada em números, erros e acertos e como está a Jornada no Rio de Janeiro. Os delegados internacionais ficaram com uma boa expectativa, ressaltou.

Para Gustavo, o papel dos blogueiros é de serem os guardiões da Jornada, estando atentos ao tipo de comentários que estão sendo divulgados nas redes sociais e construindo informação com base no que vão monitorando.

- A Jornada é um evento de grande repercussão. Vocês, como blogueiros, podem exprimir certos tipos de posicionamentos, de opiniões. É impressionante o impacto do que vocês vão estar produzindo para o mundo inteiro, frisou.

Fechando a manhã, o Vigário Episcopal do Vicariato para a Comunicação Social (VICOM) da Arquidiocese do Rio, cônego Marcos William Bernardo, ressaltou que a função dos blogueiros é extremamente importante na conjuntura atual brasileira, em que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovaram o aborto de anencéfalos, o que representa para ele uma espécie de plano de fundo que nos últimos 30 anos tem levado à prática do ateísmo.

- Cabe a cada pessoa que tem fé proclamar a sua fé em Jesus Cristo e não permitir que eles tenham o poder de nos guiar como pensam. Somos nós que podemos mobilizar. Não iremos ter o mundo em que impera a verdade enquanto não fizermos nada. Não tenham medo porque quem está no poder lá está porque você colocou. O povo pode mexer no poder na hora que quiser. Façamos uma grande corrente fazendo o Dia Nacional dos Cristãos, para mostrar que nós temos cara. Vamos colocar todos na rua, de todas as religiões. Digamos: "quero ser blogueiro de Jesus, de um Brasil melhor que inclui as diversidades todas, que respeite aquilo que o Filho de Deus veio fazer por nós: trazer a salvação", proclamou.

Na parte da tarde, o Arcebispo da Arquidiocese do Rio, Dom Orani João Tempesta, também refletiu sobre a questão do julgamento. Ele disse que, hoje, há uma diversidade muito grande no mundo e os cristãos devem ter a sua voz daquilo que acreditam, e que nisso a ajuda dos blogueiros é fundamental.

- É um momento muito importante desta questão da vida como valor, como direito de viver a sua fé. Um país que não respeita a vida é um país que tende a perder os seus valores fundamentais. Vocês podem fazer muito na questão dessas ideias que estão percorrendo a blogosfera. Quando as coisas acontecem, temos que saber também colocar a verdade para que as coisas sejam decididas com clareza. Vamos estar atentos à questão da liberdade de ter religião e ser cidadão, tomar cuidado para não cassarem as nossas palavras e saber o que está acontecendo para que possamos dar opinião com firmeza e publicar vários artigos, fazendo as mentalidades se abrirem um pouco mais. Não precisamos magoar ninguém, mas trazer aquilo que é a verdade para construirmos um mundo mais justo e fraterno, sem tantas intolerâncias, ressaltou Dom Orani.

Logo depois, o consultor na área de mídias socais, analista de novas tecnologias web na Canção Nova e co-fundador da agência de comunicação e marketing digital InsideSEO, Paulo Moraes, deu uma formação blogueira para os participantes, mostrando as técnicas de produção de conteúdo e de layout de blogs. Segundo ele, quando a pessoa escreve algo na Internet, quer que muitas outras pessoas vejam e, para isso, são necessárias as técnicas de SEO, ou seja, de otimização de sites.

- Como blogueiro você é um formador de opinião e como formador tem que usar as ferramentas. O blogueiro tem que ter propriedade com as ferramentas que ele usa porque elas o aproximam do seu público, explicou.

No final, houve um momento de partilha em grupos, onde os participantes puderam discutir os temas abordados ao longo do dia e também sugerir ações para os próximos encontros de blogueiros. Como meta mais importante foi apontado um trabalho maior sobre a produção de conteúdo.

Para a blogueira Alexandra Gurgel, o primeiro encontro foi muito esclarecedor no quesito de saber o que significa um blog e como atuar na blogosfera e já o E+Blog 2 saber mais sobre as técnicas.

- No E+Blog 1 foi apresentado o que é um blog para as pessoas que não sabiam muito bem e como a gente poderia atuar na sociedade na comunicação. Mas, o E+Blog 2 foi muito bom para mostrar para a gente as funcionalidades, os meios que a gente pode utilizar e como a gente pode realmente se juntar com os cristãos para modificar a sociedade e não se conformar com as coisas que estão acontecendo, disse.

O blogueiro Abílio Gonçalves soube da primeira edição do evento e quis participar desta última. Segundo ele, o evento superou as suas expectativas e, por isso, ele quer participar de novo.

- Eu tinha visto os blogs e o que a programação ia falar. A minha expectativa era conhecer os blogueiros, trocar algumas ideias e receber uma formação e sabia que era sobre as mídias. Mas, foi totalmente insuperável o que foi apresentado, foi maior do que eu esperava. As palestras trouxeram temas excelentes. Se tiver um próximo, eu estou junto, afirmou.

Oração do E+blogueiro

Tão compassivo, tão fiel, tão amoroso és Tu, Pai Nosso.
Te peço que aumentes a minha fé e o meu amor por Ti.
Que eu possa usar o blog como um instrumento para cumprir Teus propósitos.
Que eu possa me tornar blogueiro da Verdade e promotor da paz.
Ajuda-me a ser firme em meu compromisso cristão e que os visitantes possam encontrar em meu blog uma fonte de encorajamento e inspiração.
Dá-me força para anunciar a Tua palavra, para que possa desempenhar o meu papel e derrubar os muros da hostilidade do mundo usando o blog para fortalecer os laços de amizade, solidariedade e amor.
Fazei meu coração manso e humilde para que possa tratar os meus leitores como amigos, não como hits. Para que possa lutar para mudar a mim mesmo para melhor com mais frequencia do que retoco o template de meu site.
Livrai-me, ó Pai, de spams e vírus, do orgulho e do egoísmo e da tentação de reproduzir imagens sem permissão e copiar ideias sem creditar os autores originais.
Que possa estar sempre unido com a rede de E+blogueiros, irmãos que trabalham juntos em Teu nome. E que os nossos blogs nos levem mais perto de Ti.
Te peço humildemente em nome de Cristo, Nosso Senhor.
Amém.

* Fotos: Leonardo Santos
fonte: Portal da  Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro



Rádio Catedral
18 anos de evangelização


  + Notícias
. Oitavo Seminário Internacional de Comunicação
. Com as redes do pescador e o cajado do pastor
. Bento XVI: humilde servo na vinha do Senhor
. Sacerdotes da Misericórdia
. Nota pelo falecimento do Doutor Fernando de Arruda Botelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário