quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Instituto JMJ RIO2013 lança logomarca oficial


07/02/2012
Raphael Freire



Uma explosão de alegria vem contagiando os jovens brasileiros desde o dia 21 de agosto de 2011, quando o Papa Bento XVI anunciou que a próxima sede da Jornada Mundial da Juventude seria o Rio de Janeiro. Na noite desta terça-feira, 7 de fevereiro, o Presidente do Instituto JMJ RIO2013 e Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, anunciou o vencedor do concurso da logomarca que será a identidade visual de toda a JMJ RIO2013.

- É um momento singular, solene e feliz para a cidade do Rio de Janeiro, para a nossa Arquidiocese, mas também para o Brasil. A Jornada Mundial da Juventude é importante para o país, para os jovens e para o Rio de Janeiro, e eu estava pensando na nossa responsabilidade mundial porque nós teremos aqui jovens do mundo inteiro que farão uma experiência de convivência, de fraternidade, de encontro, de valores importantes. Nós estaremos influenciando o presente e o futuro. Podemos estar ajudando o mundo a ter novos valores, a ter os valores cristãos que a pessoa humana traz dentro do seu coração e, com isso, nós estaremos fazendo um trabalho importantíssimo para a sociedade de amanhã, afirmou Dom Orani.

O lançamento da logomarca, que traz o Cristo Redentor envolto por um coração nas cores do Brasil, foi realizado no auditório do Edifício João Paulo II, na Glória, e contou com a presença do Governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, do Prefeito da Cidade, Eduardo Paes, do Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Dom Raymundo Damasceno, do Secretário da Congregação para os Bispos no Vaticano, Dom Lorenzo Baldisseri, e de cerca de 100 bispos do Brasil e exterior, além de diversas autoridades e representantes da sociedade.

- É impressionante olhar a logomarca e perceber como a figura do Cristo acompanha essa transformação que o Rio de Janeiro vem vivendo. Eu acho que a JMJ RIO2013 vai ajudar muito a consolidar esse Rio pacífico, de integração e de comunidades pacificadas porque esse evento vai necessitar da participação de toda a sociedade. Certamente o mundo inteiro estará presente aqui e eu sei o quanto é importante motivar e mobilizar a todos para que participem desse grande evento, ressaltou o Governador, Sergio Cabral.

O designer gráfico Gustavo Huguenin – autor da logomarca escolhida pelo Pontifício Conselho para os Leigos (PCL) de Roma em comum acordo com os representantes do Comitê Organizador Local – é do município de Cantagalo, pertencente à Diocese de Nova Friburgo. O jovem afirmou ser difícil idealizar um símbolo para a Jornada Mundial da Juventude e que sua inspiração foi o Espírito Santo de Deus.

— É difícil você parar pra fazer o símbolo da Jornada Mundial, você tem que ter realmente uma idéia bacana. E dentro desse período, até os últimos dias das inscrições eu ainda estava terminando o desenho para poder enviar. (...) Resolvi participar do concurso porque entendendo realmente o que significa e o que é a Jornada Mundial da Juventude. Acredito que o jovem que realmente ama a Igreja e entende o que é a Jornada tem vontade de fazer parte, de doar alguma coisa, então é um sonho, não somente como profissional, mas também nesse sentido de Igreja, da Igreja valorizar o trabalho do jovem, afirmou Gustavo.

Para chegar à logomarca oficial, foi percorrido um longo caminho, iniciado no dia 27 de setembro de 2011 com o lançamento do edital do concurso para escolher o símbolo da JMJ. Mais de 200 trabalhos foram enviados de todas as partes do mundo ao Comitê Organizador Local (COL) e demonstraram, além de criatividade e técnica, a força da fé e da alegria da juventude católica.

Durante a cerimônia de lançamento da logomarca, o jovem Gustavo Ribeiro, que participou da JMJ em Madri no ano de 2011, testemunhou como foi participar desse grande evento e destacou a expectativa que todo o mundo está depositando na JMJ RIO2013. A jovem Alessandra Sala, também apresentou suas esperanças, sonhos e expectativas para a realização da próxima JMJ RIO2013. Um vídeo sobre a JMJ também foi apresentado no evento, que foi transmitido ao vivo pela WebTV Redentor, e que contou com a presença das cantoras Olívia Ferreira e Eliana Ribeiro.

O Cristo Redentor, embaixador da JMJ RIO 2013, foi iluminado com as cores verde e amarelo, em referência ao país sede da próxima JMJ.

* Fotos: Gustavo de Oliveira


Fonte : Portal da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário