quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

São Sebastião intercede por jovens privados de liberdade

17/01/2012
Raphael Freire





Dando continuidade ao décimo primeiro dia da Trezena de São Sebastião, na tarde desta terça-feira, 17 de janeiro, o cortejo com a imagem peregrina do Padroeiro do Rio de Janeiro visitou três unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), na Ilha do Governador.

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, a comitiva da Trezena de São Sebastião e a Imagem do Santo Mártir foram acolhidos na Escola João Luiz Alves, no Educandário Santos Dumont e no Instituto Padre Severino. Em cada unidade por onde passou, a imagem de São Sebastião foi recebida com cânticos e muita alegria por diretores, agentes, adolescentes e jovens que estão em processo socioeducativo.

Padre Alex Siqueira — que realiza um trabalho de assistência religiosa junto com os fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Loreto em algumas unidades – destacou o objetivo da visita da imagem do Jovem Discípulo de Jesus Cristo nas instituições do Degase.

- Seguindo o exemplo de São Sebastião, viemos aqui para louvarmos a Deus e mostrar para todos os jovens privados de liberdade que, com fé, é possível fazer algo de bom em prol do outro, disse Padre Alex.

Para o membro da Assistência Religiosa Católica ao Adolescente Privado de Liberdade (ARCA), Márcio José dos Santos Silva, o trabalho realizado nas unidades do Degase busca levar esperança aos adolescentes, jovens e seus familiares.

- Trabalhamos de uma forma diferente e animadora, por meio da qual semeamos esperança. Muitas pessoas acreditam que esses menores privados de liberdade não têm reabilitação, mas nós afirmamos que têm sim, e estamos aqui para trazer esperança para eles, afirmou Márcio.

Na Escola João Luiz Alvez, Dom Orani fez a leitura da Palavra (Hebreus 11,1-2.12,1-4), e pediu para que Deus ajude a todos os homens, em especial, os adolescentes e jovens que estavam presentes, a viverem a sua fé e que os ajudasse a aproveitar a vida para fazer o bem.


- Nós trazemos aqui uma proposta para que vocês sejam livres, mas não falo de uma liberdade só de se viver fora daqui da unidade, mas de estar livres em Cristo. Essa é a verdadeira proposta que nós trazemos, para que, ao sair daqui, vocês voltem para as suas famílias e vivam essa liberdade para fazer o bem, ressaltou o Arcebispo.

No Educandário Santos Dumont – unidade feminina do Degase – a imagem peregrina do Padroeiro do Rio de Janeiro foi recebida pelas adolescentes e jovens ainda na entrada da instituição com saudações de "Salve São Sebastião!"

- É a segunda vez que nós recebemos a imagem de São Sebastião aqui, na unidade, e ela será sempre bem-vinda. Eu transmito a todos o testemunho do Padroeiro da cidade e hoje mesmo contei a história dele para as meninas, pois ele é um exemplo e um guerreiro. (...) Para nós, é uma graça de Deus a presença da Igreja aqui no nosso Educandário, e espero contar cada vez mais. Que em cada dia santo tenha alguém representando a Igreja Católica aqui, pois será muito bem-vindo, disse a Subdiretora do Educandário, Regiane da Silva Dias dos Santos.

Para finalizar a peregrinação da imagem de São Sebastião nas unidades do Degase, a terceira e última instituição a ser visitada pelo Jovem Discípulo de Jesus Cristo foi o Instituto Padre Severino.

Após a saudação de Dom Orani, o Coordenador de Eventos de Massa da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, cantou a Ladainha de São Sebastião e fez um breve momento de oração com os jovens, emocionando alguns presentes.

O fundador da Comunidade Missionária Providência Santíssima, Monsenhor Orlando Aparecido de Souza, trouxe uma palavra de ânimo e perseverança para os adolescentes privados de liberdade.

- Queridos jovens, São Sebastião veio aqui hoje para falar uma grande verdade para cada um de vocês: veio dizer que Deus ama e tem um plano de vida para vocês e é preciso que vocês tenham coragem. Hoje é São Sebastião que está dizendo que vocês são muito queridos e que a Igreja Católica tem um grande amor e acredita em vocês, afirmou Monsenhor Orlando.


No final do encontro, o adolescente Cláudio, juntamente com o Coordenador da Comissão Arquidiocesana de Assistência Religiosa aos Adolescentes Privados de Liberdade, Roberto dos Santos, leu uma mensagem em homenagem a Dom Orani e, como forma de agradecimento por sua visita, entregou ao Arcebispo uma cesta com alimentos da horta que os próprios adolescentes produziram na unidade.

Como em breve, segundo a direção do local, o Instituto Padre Severino será desativado, antes de continuar a peregrinação pela Ilha do Governador, Dom Orani aproveitou para também conhecer a nova unidade do Degase, que se chamará Dom Bosco e terá capacidade para atender noventa adolescentes.

Acompanhe e veja mais fotos da Trezena de São Sebastião 2012 no Flickr do Portal da Arquidiocese.

* Fotos: Guilherme Silva

Fonte : Portal da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro




Rádio Catedral
18 anos de evangelização


+ São Sebastião 2012
. Expectativa para a Trezena em honra a São Sebastião
. Samba e fé: marcas da cultura carioca
. Padroeiro abençoa idosos e enfermos
. Prêmio São Sebastião de Cultura: homenagem pelo bem
. Imagem de São Sebastião peregrina pela Ilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário