terça-feira, 17 de janeiro de 2012

JMJ RIO2013 incentivará evangelização

16/01/2012
Nice Affonso





Em entrevista à Rádio Vaticano, na semana passada, o novo Secretário da Congregação para os Bispos, Dom Lorenzo Baldisseri, disse acreditar que a “JMJ dará um impulso muito forte à evangelização do país”. Para ele, a JMJ de 2013 será “um banho de espiritualidade” e uma “benção”, especialmente para o povo do Brasil.

—Com a presença do Santo Padre, o Papa Bento XVI, estamos preparando aqui, sobretudo a Arquidiocese do Rio de Janeiro, anfitriã oficial, um grande espetáculo, que será um sucesso, dando um entusiasmo, não só aos jovens, que são os atores principais, mas também a todo o povo de Deus, expressou.


Conforme acredita, o povo brasileiro, que já está em intercessão pelo evento, está vivendo bem a preparação para a Jornada Mundial da Juventude:

— Eu estive presente no momento de lançamento, no início da peregrinação dos Símbolos da JMJ pelo Brasil, que aconteceu em setembro de 2011, em São Paulo. Foi magnífico. Soube depois que, em poucos dias de peregrinação, mais de 500 mil pessoas haviam acolhido a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, uma coisa extraordinária. (...) Eu creio que será um evento tão grande, que superará todas as expectativas, disse.

Para o missionário da Comunidade Canção Nova Ricardo Sá, isso também é verdade. Ele, que esteve presente na última sexta-feira, 13 de janeiro, na Vigília dos Jovens Adoradores — momento de oração mensal em atenção à JMJ RIO2013 —, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, percebe que a preparação espiritual que está sendo feita finca as bases do evento em Deus.


— Imaginar que a Arquidiocese do Rio de Janeiro está nos convidando para fazer da adoração, da oração o alicerce para a imensa estrutura que vai ser necessária para a JMJ é simplesmente espetacular. Este momento se torna a fonte de toda a criatividade, de todo o trabalho, de toda a força, de toda a capacitação profissional necessária para a JMJ. O caminho, nós sabemos, vai ser muito exigente; entretanto, esta sacada, este caminho de fincar as bases aqui, no Santuário Nacional de Adoração, é simplesmente espetacular.

Dom Lorenzo também lembrou que acredita que “haverá toda a mobilização da América Latina” para o encontro mundial com o Papa Bento XVI, em 2013.



Para o Vigário Episcopal para a Comunicação Social da Arquidiocese do Rio, Cônego Marcos William Bernardo, a realização da JMJ RIO2013, que tem o Cristo Redentor como seu embaixador, pode ser alavanca para a evangelização mundial.

— Eu vejo mesmo a realização de uma profecia do Papa João Paulo II, que dizia que a América Latina ainda teria um papel muito importante no processo de reevangelização do antigo continente, destacou.

* Fonte: CNBB

* Foto: Canção Nova e Arquivo

* Colaboração: Leanna Scal

Fonte : Portal da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário