terça-feira, 25 de janeiro de 2011

20 de janeiro, dia de São Sebastião!

Texto enviado por Denise Lima da Paróquia Sagrada Família/Maré

No último dia da trezena de São Sebastião, pela manhã, saímos da Catedral Metropolitana e seguimos para a primeira visita na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, onde muitos fiéis já aguardavam a chegada da imagem peregrina, que foi recebida na Santa casa com uma chuva de pétalas de rosas em uma linda homenagem feita por um grupo de crianças e muitos aplausos. Dom Orani agradeceu a presença de todos e iniciou a celebração missionária, colocando mais uma vez como intenção principal as vítimas da Região Serrana e agradecendo a mobilização da população do Rio de Janeiro em benefício das vítimas do desastre. Durante a celebração, Dom Orani também recordou a importancia da solidariedade, tema que acabou fazendo com que a trezena se transformasse em uma grande "carreata da fraternidade" e usou como exemplo a Pastoral da Saúde e a Santa Casa, que mesmo enfrentando dificuldades, se mantém firme em auxiliar os que necessitam, nos dando um belo exemplo de cuidado e dedicação aos irmãos. Antes da despedida da imagem, Dom Orani visitou as enfermarias da Santa Casa e os fiéis tiveram a oportunidade de colocar suas intenções pessoais diante da imagem do Santo Padroeiro e participar de um belo momento de louvor com muitos cantos e orações. Após a visita as enfermarias Dom Orani deu a benção final e fez a despedida da imagem, onde muitas pessoas a acompanharam até o cortejo aplaudindo e cantando as músicas dedicadas a São Sebastião.
A imagem peregrina saiu então em cortejo pelas ruas do centro da cidade até a Paróquia Santo Antonio dos Pobres, durante o breve percurso até a paróquia pudemos observar a grande devoção da população que se aglomerava nas ruas, aplaudindo, acenando e fazendo o sinal da cruz diante da imagem de São Sebastião. Iniciada a segunda visita, Dom Orani contou um pouco da história da Paróquia, inclusive o fato de estar fechada por um ano em consequencia da construção de um prédio que abalou sua estrutura e da falta de cidadania devido a muitas pichações na fachada da paróquia, que mesmo com estes "imprevistos" mantem a realização da Santa Missa em um salão na mesma rua. Durante a visita um grande número de fiéis fizeram questão de parar para acompanhar celebração missionária que foi realizada na rua, em frente a paróquia e contou com a presença de padres que fazem parte do Corpo de bombeiros (Pe. Sérgio e Pe. Vagner). Antes da despedida da imagem, Dom Orani aspergiu agua benta sobre as pessoas que acompanhavam a celebração e após dar a benção e fazer a despedida, visitou a paróquia.
Antes de dar segmento as visitas programadas, novamente a imagem saiu em cortejo até a Arquidiocese e durante a permanência da imagem, mais uma vez um grande número de turistas de várias cidades e países puderam participar, mesmo que por alguns instantes da preparação para a festa do nosso Santo Padroeiro.
Por volta das 13:30h, o cortejo partiu então conduzindo a imagem para mais duas visitas. A primeira foi feita na Capela São Luiz, localizada em uma casa geriátrica no Caju, onde os fiéis já aguardavam com grande alegria, foram confeccionadas bandeirinhas e uma bonita ornamentação do local para receber a imagem peregrina e o Arcebispo, que realizou mais uma vez a celebração missionária, que foi acompanhada por pacientes e enfermeiros da casa geriátrica. Antes da despedida da imagem, Dom Orani aspergiu água benta sobre os fiéis e visitou a casa, ao retornar, deu a benção final e novamente a imagem partiu para mais uma visita sendo aplaudida pelas pessoas presentes no local.
A última visita antes do encerramento da trezena foi feita na Capela São Sebastião, localizada também no Caju, destacando-se o grande número de pessoas que aguardavam a chegada do cortejo com bandeirinhas confeccionadas pela comunidade. A imagem foi conduzida então pela guarda de São Sebastião e acompanhada pelo Arcebispo por um breve percurso a pé até a capela onde seria realizada a celebração e ao chegar no local Dom Orani acolheu a todos com grande alegria e agradeceu a iniciativa da comunidade em arrecadar doações para as vítimas da Região Serrana. Foi feita então a Celebração Missionária, com aspersão de água benta sobre os fiéis, a benção final e a despedida da imagem, que partiu novamente em cortejo sendo acompanhada pelos fiéis da capela até a saída da comunidade local, agitando as bandeirinhas e cantando.
Encerrando a trezena de São Sebastião, a imagem peregrina foi conduzida até o Convento de Santo Antônio, localizado no Largo da Carioca/Centro. Durante a Santa Missa que foi acompanhada por muitas pessoas e transmitida pela Rádio Catedral e pela Web TV Redentor, Dom Orani recordou a realização da trezena desde o início, fazendo uma reflexão de todas as intençoes colocadas e destacou o que foi dito durante as visitas do último dia. Durante a homilia o Arcebispo mais uma vez ressaltou a preocupação da igreja com da solidariedade, pois como o próprio disse "Enquanto nós vivermos, podemos fazer o bem", pois esta é uma consequência de quem ama a Cristo e ressaltou também o objetivo da Campanha da Fraternidade deste ano que irá conscientizar as pessoas sobre o cuidado com o planeta, pois como o Arcebispo destacou em uma das celebrações realizadas durante as visitas, "o homem não está sabendo se relacionar com o planeta". Antes do encerramento da Santa Missa Dom Orani, entregou CDs contendo as músicas dedicadas a São Sebastião, da mesma forma como ele deixou em todos os locais visitados pela imagem, para que as músicas fossem divulgadas para os fiéis e convidou a todos para a participação na procissão e Santa Missa em honra ao Santo Padroeiro que foi realizada no dia seguinte. E finalizando a trezena, Dom orani deu a benção final e os fiéis mais uma vez puderam se aproximar da imagem para fazer suas orações e agradecimentos ao Santo Padroeiro.

Para nós da PASCOM - Sagrada família/Maré foi uma imensa honra poder participar desta grande festa onde presenciamos uma profunda manifestação da fé e devoção que as pessoas que em meio a tantas tribulações depositam toda a sua confiança em Deus e na intercessão de nosso amado padroeiro. SALVE SÃO SEBASTIÃO, MENSAGEIRO DA PAZ!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário