segunda-feira, 16 de agosto de 2010

I Seminário da PasCom da Leopoldina empolga os participantes

No dia 15 de agosto de 2010 aconteceu o I seminário da PASCOM do vicariato da Leopoldina, sediado no Santuário da Penha. O evento que estava sendo organizado há dois meses contou com a dedicação dos responsáveis das seis foranias do vicariato convocando os agentes paroquiais a participarem do seminário. Todas as foranias foram representadas com o total de 45 participantes, porém muitas paróquias não enviaram representantes.

O evento começou com as boas vindas do anfitrião, padre Serafim, que sempre recebe com muita alegria todos aqueles que solicitam o espaço para realização de reuniões como esta. O padre disse que estava muito feliz em receber os agentes pastorais e fez excelentes comentários sobre a importância da comunicação dentro da igreja.
Após um breve momento de oração onde foi lido o Evangelho que deu origem ao lema do seminário, “Ide e Anunciai”, aconteceu uma partilha entre os seminaristas onde cada um ficou a vontade para comentar a leitura.

O seminário também contou com a participação de professores da PUC-Rio, convidados pelos organizadores.
A primeira palestra do dia foi ministrada pela professora Alessandra Cruz que falou sobre meios de comunicação. A sua participação foi marcada por comentários e dicas sobre diagramação de jornais impressos, sua especialidade. A professora que gosta de colecionar jornais paroquiais levou alguns exemplares que sempre usa em suas aulas para comentar o que deve ou não ser feito, o que gerou muitas dúvidas que foram tiradas em sua palestra. A participação da professora enriqueceu muito o seminário, pois além de professora, também é agente pastoral da PASCOM de sua paróquia vivendo a mesma realidade dos seminaristas.

O seminário teve também a participação ilustre do Professor Miguel Pereira, coordenador do departamento de comunicação da PUC-Rio, palestrando sobre a comunicação humana. O professor falou sobre comunicação de uma forma geral sempre dando foco à Igreja. Segundo o professor a iniciativa de promover um seminário como este é uma forma de construir uma consciência nova em relação ao campo da comunicação na igreja, pois reunir as pessoas significa a troca de experiências e entender o que o outro faz, “Estes eventos são fundamentais porque apesar de muitos estarem próximos fisicamente, não estão entendendo bem o que cada um está fazendo”, comenta o professor.

Após o almoço o evento seguiu com a presença marcante do Monsenhor Luiz Antônio, Vigário Episcopal da Leopoldina. O Vigário falou dos desafios a serem superados na comunicação do vicariato. Em entrevista comentou que as paróquias da Leopoldina estão adquirindo o mesmo programa para serem usados com a internet que possibilita uma melhor comunicação entre as igrejas, diminuindo assim o contato telefônico, o que reduziria os custos. O Vigário ainda comentou que a função da PASCOM além de promover a comunicação entre as pastorais, paroquianos e padres internamente, também deve ser o elo de ligação entre o bairro e também as paróquias vizinhas, “Às vezes agente fala muito pra dentro da igreja e não consegue falar pra fora”, afirma o Monsenhor.

Na etapa final do encontro foi a vez do Pe. Brito, responsável pela PASCOM na Arquidiocese falar dos passos concretos realizados até agora com a pastoral da comunicação. O padre enumerou tudo o que já foi realizado para a formação dos agentes afirmando que a PASCOM conta com o grande apoio de Dom Orani, Arcebispo do RJ. O padre parabenizou a equipe e comentou que eventos como este devem acontecer em todos os vicariatos para fortalecer ainda mais o trabalho da PASCOM.

No fechamento do seminário o pe. Márcio de Queiroz, animador da PASCOM da Leopoldina, completou falando da estratégia da equipe para formar a tão esperada rede de informação. Em entrevista o padre afirmou que o evento foi um dos primeiros passos para conseguir arrecadar a mão de obra necessária para formar uma unidade entre as paróquias, “Com os representantes foranios poderemos ampliar a rede, onde cada um irá buscar organizar na forania sua rede e conectá-la a rede Vicarial e esta a rede Arquidiocesana”, comentou o padre. O animador da Leopoldina pretende ainda formar oficinas que tratam de internet e jornal mural para orientar os agentes pastorais. Por fim o padre disse que o objetivo do seminário foi alcançado, pois conseguiu a representação de todas as foranias e finalizou agradecendo o apoio dos padres, “O apoio dos párocos foi fundamental e será sempre para o êxito dos trabalhos da nossa Pascom”, concluiu o padre.

Na avaliação do seminário, onde todos os participantes comentaram sobre os pontos positivos e negativos, o que se ouviu foram vários elogios. Os seminaristas se mostraram muito satisfeitos com tudo que tinha acontecido e demonstraram muita empolgação.

Segundo a estudante de História, Camila Otero dos Santos, o encontro foi maravilhoso, pois conheceu pessoas para a troca de experiências, “foi uma oportunidade de poder ser ajudada e de também ajudar a outras pessoas, e espero que muitos possam ser evangelizados com este trabalho”, comentou a estudante. Quem também ficou muito satisfeito foi o engenheiro Luiz Pacheco da Costa, de 32 anos que revelou que esta foi a primeira vez que participou de um evento como este. Para ele o que mais chamou a sua atenção foram as dicas de como montar um jornal.

No final, o encontro ainda contou com uma breve visita do Pe. Alex Siqueira que fez um apelo aos participantes pedindo que acessem mais o portal da Arquidiocese, o qual ele é um dos responsáveis.

Padre Márcio encerrou o dia celebrando Missa em intenção ao trabalho da PASCOM. A celebração foi marcada por uma procissão simbólica com objetos ligados a comunicação no momento das ofertas.
Escrito por Gustavo Kelly.


Confira algumas fotos:




















Fotos: Paullo Roberto e Waldea Bilheri

Nenhum comentário:

Postar um comentário