quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Equipe da Leopoldina participa do Encontro Nacional da PasCom em Aparecida

Foto: Michel Soares, Márcio dos Santos, Dom Orani João Tempesta, Pe. Márcio Queiroz e Matheus Lacerda.

De 21 a 24 de julho foi realizada, em Aparecida (SP), o Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação. Promovido pelo setor de Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o encontro foi um momento para se pensar, refletir e planejar como anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo, e contou com a participação de bispos responsáveis pela comunicação, coordenadores regionais, diocesanos e paroquiais da Pastoral da Comunicação (Pascom), além de comunicadores profissionais, voluntários e leigos.

Estiveram no encontro representando o Rio de Janeiro, Pe. Márcio Queiroz, pároco da Nª Sª do Bonsucesso de Inhaúma, Márcio dos Santos, coordenador da Pascom na Paróquia Sagrada Família (Maré), Matheus Lacerda e Michel Soares, ambos da Pascom na Paróquia Nª Sª do Bonsucesso de Inhaúma (Bonsucesso), todos do Vicariato Leopoldina.

O evento teve por objetivo animar e motivar a Pascom da Igreja no Brasil, tendo como ponto de partida a cultura das novas tecnologias que precisam ser utilizadas como um novo instrumento para o anúncio do Reino de Deus a todos os povos.

- O Encontro ajudou na reflexão do verdadeiro conceito de Pascom que não é mais uma pastoral, mas a pastoral das pastorais, pois objetiva não só dar visibilidade as atividades da Igreja através de suas pastorais, mas evangelizar através de uma Comunicação efetiva e afetiva. Noutras palavras, Pascom não é simplesmente um boletim, um site, um jornalzinho... Mas é a efetivação de uma comunicação através dos meios mediáticos que contribui na realização da ação pastoral de conjunto, fazendo visível a Igreja Comunhão – diz Pe. Márcio.

Durante o encontro, os participantes assistiram palestras sobre as novas tecnologias da informação e as novas mídias sociais. A palestra de abertura que tinha como tema “Igreja e comunicação: desafios e necessidades” foi assessorada por Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro e presidente da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB.

Motivados pelo Encontro Nacional da Comunicação, a Pascom do Vicariato Leopoldina deseja participar e contribuir com a criação de uma rede de Comunicação que apresente o rosto da Igreja Povo de Deus, anunciadora da Boa Nova de Cristo e formadora de Discípulos Missionários.
Escrito por Raphael Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário